The personal cook oferece uma variedade de serviços e sabores gastronómicos com elegância e estilo. Se não gosta ou não tem tempo para cozinhar, deixe que o seu "Chef" privado lhe prepare e sirva o seu jantar gourmet, no conforto do seu espaço, seja na companhia da família ou de amigos. Descanse, relaxe e aceite a oferta que temos para si: uma celebração de sabores. Criamos menus únicos para cada ocasião, para que possa degustar o melhor da gastronomia.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Allgarve Gourmet

Está a decorrer desde dia 31 de Agosto e até ao dia 3 de Setembro o evento Cataplana Experience, na Marina de Vilamoura.
Trata-se de um showcooking sobre a confecção e degustação de cataplanas pelas mãos de grandes chef's de cozinha como Guy Dore, Luís Américo, Rogélio Jorge, Paulo Morais, Justa Nobre, Luís Baena e Henrique Sá Pessoa.
Aqui podemos ver uma mostra do requinte e autenticidade da cozinha francesa, a inovação da cozinha portuguesa, as memórias do barrocal algarvio com sabores do mundo ou os sabores da cozinha tradicional portuguesa. Pela mão destes chef's elabora-se o melhor das cataplanas, essa que é uma das formas de cozinhar de origem portuguesa e também das mais antigas.

Estando a seguir de perto o evento, gostaria de partilhar convosco a receita da cataplana de Bacalhau que é da autoria do chef Luís Américo, proprietário do restaurante Mesa no Porto. a confecção da qual tive oportunidade de ver no passado dia 1 de Setembro.

Este é um prato que nas palavras do chef, junta a tradição portuguesa (cataplana e bacalhau), aos sabores baianos (leite de côco e óleo de palma).



CATAPLANA DE BACALHAU (4 pessoas)

- Flôr de Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 Cebola e 2 dentes alho finamente picados
- 1 Pimento vermelho, cortado em pequenos cubos
- Leite de côco 200 ml
- Óleo de palma (azeite dendé), duas colheres de sobremesa
- Castanha de cajú moída (+/- 75g)
- Pimenta preta moída
- Coentros (os pés e as folhas)
- Bacalhau aos cubos, limpo de peles e espinhas

Numa primeira fase, cobre-se o fundo da cataplana com o azeite e junta-se a cebola, o alho, o pimento e os pés dos coentros. Deixa-se refogar em lume brando por alguns minutos, com a tampa fechada.
Depois adiciona-se o leite de coco e o óleo de palma, com uma pitada de pimenta preta e a castanha de cajú, deixa-se apurar por mais alguns minutos. Retiramos do lume e se necessário rectifica-se o sal.
Já com a cataplana fora do lume junta-se os cubos de bacalhau, as folhas de coentros, fecha-se a tampa e deixa-se cozinhar no calor da mesma, por alguns minutos, desta forma evita-se que o peixe perca a consistência ao mesmo tempo que apura as suas características. Esta cataplana pode ser acompanhada com arroz branco, soltinho e serve-se na companhia de um bom vinho branco fresquinho.

NOTA: Pode ser feita com outro tipo de peixe como o tamboril ou o cação, primando sempre por cozinhá-lo fora do lume, com a tampa fechada (no calor da cataplana), isto porque este tipo de peixe tem um grau de cozedura pouco elevado, cerca de 53º.

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário